quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A maioridade humana...

Você deve estar se perguntando nesse exato momento, que vem a ser a maioridade humana?
Bem meus caros amigos é aquilo que atingimos quando conseguimos fazer uso do nosso próprio entendimento.
Confuso!?

Explicarei a origem da minha idéia, segundo Immanuel Kant (grande filósofo da era moderna) o homem é responsável por sua saída da menoridade. Ele define a palavra esclarecimento como a saída do homem dessa menoridade.
Kant define a menoridade como a incapacidade do homem de fazer uso do seu próprio entendimento.
Além disso ele afirma que a permanência do homem na menoridade se deve ao fato de ele não ousar pensar.

Você deve estar se perguntando como assim?! Não pensar? Sim, caro leitor, não pensar, quantas vezes em sua vida você disse "Ah! Tanto faz; ou Tá pode ser; ou Decida você; ou tantas outras expressões que usamos por covardia, preguiça, ou simplismente por puro comodismo.

Claro, por que é cômodo nossa zona de conforto, também é mais fácil, não exige nenhum esforço de nossa parte. Para Kant "Os homens quando permanecem na menoridade, são incapazes de fazer uso das próprias pernas,são incapazes de tomar suas próprias decisões e fazer suas próprias escolhas."

Agora você deve estar se perguntando ou me perguntando, "O que devo fazer para atingir a maioridade?" Eu respondo usando outra descrição de Kant, "No momento em que você, como uma criança que cresce e amadurece, se torna consciente da força e inteligência que tem, para fundamentar a sua própria maneira de agir, sem a doutrina ou tutela de outrem."

Lembre-se amigo(a) VC PODE!!!

2 comentários: